GTA é um jogo que a simples menção de seu nome já causa muita conversa a respeito. E com a expectativa para o lançamento da 5ª versão do aclamado jogo da Rockstar, aproveitamos para fazer uma lista com uma breve descrição de todos os episódios que já foram lançados, para você relembrar e saber mais sobre os que ainda não conhece.

Grand Theft Auto

O primeiro game da série foi lançado em 1997 e era ainda em 2D. O jogo fez muito sucesso e teve duas expansões lançadas: GTA London 1969 e GTA London 1961.

Screenshot GTA I

Primeira versão, ainda em 2D e vista aérea

 Grand Theft Auto II

Bastante parecido com o primeiro, mas contando agora com alguns detalhes em 3D e foi lançado em 1999.

Grand Theft Auto III

A partir desta versão o jogo começa a ser em 3D e se torna realmente famoso. Além dos gráficos bastante melhorados, o jogador passa a contar com barcos e aviões para controlar.  Foi lançado em 2001 e teve 5 expansões:

Screenshot GTA III

Versão mais vendida e apreciada pelos fãs

  • Grand Theft Auto Vice City: Cenário inspirado na cidade de Miami, foi lançado em 2002 e se passa em 1986. Acrescentou muitos veículos e armas ao arsenal do personagem. O protagonista é Tommy Vercetti.
  • Grand Theft Auto San Andreas: Com um protagonista chamado Carl Jonhson, o jogo conta com um cenário maior, alternando entre Los Santos (inspirada em Los Angeles), San Fierro (inspirada em San Francisco) e Las Venturas (inspirada em Las Vegas). Foi uma das versões mais vendidas e também mais modificadas, contando com a maior quantidade de códigos e mods. Foi nessa versão que a bicicleta passou a ficar disponível.
  • Grand Theft Auto Advance: Uma versão de GTA III para Gameboy Advance, sendo o único jogo da série em 2D.
  • Grand Theft Auto Liberty City Stories: Passa-se em 1998 e conta a história de Toni Cipriani. O jogo foi bastante mal recebido pelo público, já que “regrediu” bastante na jogabilidade, deixando de ter aviões e helicópteros, dentre outras pioras.
  • Grand Theft Auto Vice City Stories: Foi lançado apenas para PSP e Playstation 2 e foi uma tentativa de redenção por Liberty City Sotories. Volta a contar com aviões, helicópteros e tem a jogabilidade razoavelmente melhorada, mas ainda não conta com apoio total dos fãs, mesmo contando com gráficos bastante superiores às outras versões.

Grand Theft Auto IV

Nesta versão o jogo tem a engine muito melhorada, ficando mais realista. Passa-se na versão de Nova Iorque do jogo (Liberty City) e teve os gráficos muito melhorados. Aqui o protagonista é Niko Bellic e o jogo foi lançado e sua história se passa em 2008.

Screenshot GTA IV

Engine melhorada e gráficos realistas

  • Grand Theft Auto IV The Lost and Damned: Ainda em Liberty City, mas protagonizado por Johnny Klebitz, foi a primeira versão do jogo a poder ser comprada na Xbox Live e na PSN.
  • Grand Theft Auto IV The Ballad of Gay Tony: Protagonizado por Luis Lopez, esta expansão traz bastante novidades para a jogabilidade, como paraquedas, festas e tanques de guerra.
  • Grand Theft Auto Chinatown Wars: Também é ambientado em Liberty City mas desta vez foca na máfia chinesa. O protagonista é Huang Lee e foi lançado apenas para NDS e PSP.

Desde o último lançamento do jogo, em 2009, a Rockstar trabalha no aguardadíssimo GTA 5. E você, qual é sua versão favorita do GTA?